Olá!!! Como vocês estão?!

Bom, uma das últimas postagens que fizemos foi sobre a história do chocolate. Hoje ele volta a ser nosso tema, mas fazendo parte de uma data muito importante, a Páscoa. Quando digo data importante, não só por eu ser confeiteiro rsrs, mas sim pelo significado que ele traz. Você já parou pra pensar sobre a origem do Ovo de Páscoa? Se ainda não conhece vou falar um pouquinho sobre, e até arrisco a dizer que o seu Ovo de Páscoa desse ano acabará se tornando muito mais especial rsrs

“Ovos de Páscoa: origem e chocolate

De acordo com informações do educativo Brasil Escola, civilizações do Mediterrâneo, do Leste Europeu e do Oriente marcavam o início da primavera com a distribuição de ovos de galinha com a casca decorada com desenhos de elementos da natureza para celebrar a vida e a fertilidade.
O ovo festivo atravessou o tempo, e a História conta que também se tornou um elemento de celebração na Europa durante a Idade Média. Nesta época, os europeus pagãos cultuavam a deusa da Primavera – Ostera ou Esther – uma imagem representada por uma mulher segurando um ovo nas mãos e observando um coelho. Daí, o significado de fertilidade era reforçado ainda mais.

Os ovos de Páscoa só foram incorporados à tradição da celebração cristã após definição no Concílio de Niceia, reunião de representantes cristãos, em 325 d.C. Ficou determinado hábito de se distribuir ovos pintados com alegorias e desenhos relacionados às figuras de Jesus.
Já a maravilhosa ideia de se fazer ovos de chocolate e presentear amigos e familiares com mais doçura veio bem depois: foi na época da colonização das Américas pelos europeus que estes entraram em contato com as civilizações do cacau (maia e asteca). Duzentos anos depois, conta a História, a culinária francesa fabricou os primeiros ovos de Páscoa de chocolate, versão que apreciamos até hoje.”

Muita história por trás de um ‘simples ovo’ né? Além de ser um gesto carinhoso presentear alguém (ou a si mesmo) com um ovo de chocolate, quando fazemos isso com essa intenção de desejo de um novo ciclo, de boas novas, do amor é exatamente o que eu quis dizer no início do texto quando falo que “o seu Ovo de Páscoa se tornará muito mais especial”!
Ah, e outra coisa que pra mim não tem preço, é relembrar as Páscoas quando criança, a caça aos ovos, acordar ansioso para ver aquelas pegadas de coelhinhos, é uma memória afetiva que eu carrego e aposto que muito de vocês também heheh. E ainda, depois que achamos o ovo, abrir aquele super embrulho, ver o ovo fechadinho e ir quebrando pedacinhos da casca, comer um pedacinho, embrulhar de novo e guardar para durar mais. Não é só um chocolate, é um chocolate que trás o sabor de momentos incríveis.
Isso é confeitaria, gastronomia, história, emoção. Eu tinha que compartilhar isso com vocês!!!

Tenho certeza que nossa semana vai ser doce, cheia de boas oportunidades e amor! Até a próxima