‘Duo Menandro’ se apresenta no teatro Salesiano em Resende

No próximo dia 08 de setembro, às 20h, no Teatro Salesiano, em Resende, o instrumentista e compositor Claudio Menandro encerra um hiato de 18 anos longe dos palcos da cidade onde tem profundas raízes afetivas e familiares. A espera sentida será compensada com uma dupla apresentação, já que Cláudio será acompanhado do filho Cauê, que seguiu os passos do pai na carreira musical. O Concerto ‘Duo Menandro’ terá uma única apresentação, e com certeza é programa imperdível para os apreciadores da boa música.

No concerto que será apresentado em Resende, pai e filho apresentarão composições próprias, peças de grandes compositores clássicos e uma seleção de pérolas da música popular brasileira. Além de voz e violão, o Duo se revezará também nos seguintes instrumentos: viola caipira, cavaquinho e rabeca. Exímios instrumentistas, Cláudio e Cauê prometem encantar a plateia com uma seleção primorosa de composições eruditas e populares.

Os ingressos para o concerto custam R$30,00 (meia entrada para todos) e podem ser adquiridos antecipadamente em dois pontos de venda em Resende: na Parada do Milho (Av. Gustavo Jardim, 320 – Centro) e no Espaço Musical Cláudia Ramos (Rua Padre José Sandrup, 704 – Vila Julieta), No dia da apresentação a bilheteria do Teatro Salesiano será aberta a partir das 17h.

 

SOBRE CLAUDIO MENANDRO

Nascido em Salvador (BA), iniciou ainda jovem seus estudos de violão. Gravou seu primeiro disco (Cláudio Menandro Interpreta) em 1986, interpretando clássicos do repertório erudito para violão. Em 1987, gravou seu segundo disco (Capelinha)contracapa escrita pelo violonista Turíbio Santos – voltado exclusivamente para choros e valsas brasileiras. Em 2002, lançou um CD inteiramente autoral (Sombra e Água Fresca), com participação especial de Paulo Sérgio Santos e texto de apresentação assinado por Luíz Otávio Braga. Em 2005, participou da programação do Ano do Brasil na França, fazendo cinco shows em Paris com o grupo Três no Choro. Em 2006, lançou seu segundo CD autoral (Descansado), com texto de apresentação de Paulo Bellinati e participação especial de Proveta. Em dezembro de 2006, lançou o CD Tributo a Waltel Branco, trabalho dedicado a sua obra violonística. Em junho/julho de 2007, fez uma turnê pelo Brasil com Paulo Moura, através do projeto Circular Brasil, que percorreu São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas e Recife. Em novembro de 2008, em Curitiba, publicou o livro de partituras A Obra Para Violão de Waltel Branco, sendo responsável pela escolha do repertório e revisão musical. Em 2010, durante a Oficina de Música de Curitiba, lançou o Choro Brasileiro, álbum de partituras com 50 composições suas, entre choros, baiões, valsas, polcas, maxixes, etc. Seu último trabalho publicado (janeiro/2012) foi o álbum de partituras 15 Estudos Para Violão, com texto de apresentação de Fábio Zanon.

 

SOBRE CAUÊ MENANDRO

Cauê Menandro é considerado um dos expoentes da nova safra de compositores de destaque na cena musical curitibana. Filho do compositor e multiinstrumentista de formação erudita e popular Cláudio Menandro, Cauê iniciou seus estudos de violão com o pai ainda em Resende RJ, sua cidade natal. A partir de 2000, morando em Curitiba, Menandro se formou em Bacharelado em Música Popular pela Faculdade de Artes do Paraná e paralelamente participou de oficinas de: composição com Dante Ozzetti, Paulo Bellinati, Chico Saraiva e Jean Garfunkel; percussão e ritmos afro-brasileiros e africanos com Pantico Rocha, Mestre Môa do Katendê (BA), Mestre Walter da Nação Maracatu Estrela Brilhate (PE), e os mestres africanos da República da Guiné Youssouf Koumbasssa, Bolokada Conde, Djanko Camara, Petiti Diarra e Babara Bangoura. Integrou como percussionista os grupos Maracaeté e Estrela do Sul de cultura popular, Choro Curitibano de choro e serestas, No Mesmo Balaio e Menandrices de mpb, bossa nova e música autoral e o coletivo Iluojó, grupo de estudo e pesquisa de música e dança de matriz africana da cultura Malinkê presente na Guiné, Senegal, Costa do Marfim e outros países do oeste africano. Integra – como cantor, compositor e violonista – o grupo MOLUNGO, banda atuante na cena autoral independente curitibana, com dois CDs lançados – “Molungo” (2009) e “Mais Agreste” (2014) e apresentações ao lado de nomes como André Abujamra (SP), Siba (PE), Rodrigo Maranhão (RJ), Kiko Dinucci (SP) entre outros. Ainda com esse grupo recebeu o Prêmio Lúmen 2011 de revelação do ano pela crítica e pelo produtor musical Paulinho Moska. A versatilidade como instrumentista e a pesquisa e atuação em diversos gêneros e linguagens trouxeram uma característica peculiar à obra de Menandro onde as cargas lírica e melódica se revezam com a pulsão e a ancestralidade rítmicas. Suas canções se expandiram com os parceiros letristas Luiz Felipe Leprevost, Marcelo Sandmann, Carlito Birolli, Bernardo Bravo, Alexandre França e, mais tarde, Jean Garfunkel compositor paulista defendido por artistas do calibre de Elis Regina, Renato Braz, Zizi Possi e Maria Rita. Atualmente é diretor musical, professor de violão e musicalização infantil na escola Terra Firme, pós-graduando em Produção da Arte e Gestão da Cultura na PUC – PR e está na fase de pré-produção do seu primeiro CD autoral solo.

 

SERVIÇO

Duo Menandro

Concerto com Cláudio e Cauê Menandro

Dia 08 de setembro, às 20h

Teatro Salesiano de Resende

Rua Mário Piriquito – 111 – Jardim Jalisco

Classificação indicativa: Livre

Ingresso: R$30,00 (promoção meia entrada para todos)

Venda antecipada: Parada do Milho e Espaço Musical Cláudia Ramos

Bilheteria do teatro no dia da apresentação a partir das 17h.