Quatis vacina contra sarampo e paralisia infantil até dia 31

Embora ainda não tenha fechado oficialmente o percentual sobre a quantidade de crianças vacinadas em Quatis contra o sarampo e a paralisia infantil, o que deve ocorrer até o fim desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde antecipa: a meta de 95 por cento de crianças imunizadas na cidade ainda não foi alcançada durante a campanha nacional de imunização, mesmo com a realização do Dia D, no sábado passado, dia 18.

A Secretaria de Saúde do Município reafirma o apelo aos pais ou responsáveis por crianças na faixa etária de um ano a cinco anos incompletos que não deixem de levar os seus filhos aos postos de saúde até o próximo dia 31, quando termina a campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil, iniciada no dia 06 de agosto, em todo o Brasil.

– No sábado passado, durante o Dia D, além das notícias divulgadas a respeito da vacinação pelos meios de comunicação, reforçamos o chamado ao público com a circulação de um carro de som e a apresentação do personagem “Zé Gotinha” pelas ruas cidade. Tudo com o objetivo de atrair o maior número de pessoas aos postos. Mas é certo que ainda não conseguimos atingir a meta, que está estimada em 95 por cento. O estoque de vacina é suficiente nos postos de saúde. Portanto, basta apenas que os pais ou responsáveis pelas crianças as levem às unidades médicas – disse a coordenadora da Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Aline Campbell.

A meta de 95 por cento estipulados para a vacinação pelo fim do sarampo e da paralisia infantil não foi alcançada também em todo o estado do Rio de Janeiro, no Dia D (18 de agosto). Dados iniciais divulgados nesta terça-feira, 21, pela Secretaria estadual de Saúde, mostram que os percentuais alcançados até agora foram os seguintes: 33,39 por cento (imunização contra o sarampo) e 31,94 por cento (paralisia infantil).

A vacina contra a paralisia infantil e o sarampo em Quatis poderá ser feita neste mês, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, na Clínica da Família; nos postos de saúde do Mirandópolis, Jardim Independência, Jardim Pollastri, Falcão e São Joaquim, além da Casa da Criança, no Centro. Paralelo ao Dia D ocorrido no sábado passado, a prefeitura promoveu o “Dia do Mamaço” na Praça Getúlio Vargas, em frente à Casa da Criança (foto). Esta iniciativa teve como objetivo conscientizar as mães e gestantes de Quatis sobre a importância do aleitamento materno para a sobrevivência e a saúde dos bebês.