Porto real realiza a Festa da Cultura Italiana a partir do dia 29

Tradição, história e emoção são os ingredientes principais que fazem da Festa da Cultura Italiana de Porto Real uma experiência única para os visitantes. Em sua 18ª edição, o evento retorna ao Porto Real Country Clube, de 29 de junho a primeiro de julho, sob a organização da Associação Vittorio Emanuele II, com apoio da Prefeitura de Porto Real.

Com expectativa de reunir cerca de 10 mil pessoas nos três dias, a Festa tem entrada franca e comemora o 143º aniversário da imigração italiana no município. Música, gastronomia, concurso da musa italiana “Bella Ragazza” e o tradicional Almoço Della Mamma são alguns dos destaques da programação.

O presidente da Associação Vittorio Emanuelle II, Paulo Henrique Marassi, o Peu, ressalta a variedade de atrações. “Contamos com total apoio dos gestores municipais e da comunidade para preparamos um festival gastronômico a céu aberto com os tradicionais elementos da Festa da Cultura Italiana. Teremos oficina de massas caseiras; contação de histórias da Epopeia Italiana; desfile típico com as famílias; nosso tradicional almoço feito com maior carinho pelas “mammas” e o torneio de Boccia.

Tudo isso, com toda infraestrutura e segurança para garantir um evento muito especial”, resume. “Realizar a Festa da Cultura Italiana de Porto Real é fazer uma merecida homenagem àqueles que tanto contribuíram para a construção de nossa história. Queremos resgatar a história e ao mesmo tempo incentivar o turismo e a geração de renda na cidade”, comenta o prefeito Ailton Marques, que desde o início do ano tem se reunido com a Associação para apoiar a iniciativa.

Durante a festa funcionarão barracas com comidas típicas, doces, vinhos, artesanato e um parque de diversões. Almoço Della Mamma Um dos pontos altos da festa, o Almoço Della Mama, realizado no domingo, oferecerá um cardápio italiano com os tradicionais, capelettis, caplon, espaguetes e molhos caseiros feitos pelos netos e bisnetos dos imigrantes.

As receitas são passadas de geração em geração e constituem um verdadeiro patrimônio cultural de Porto Real. Devido à grande procura o tradicional almoço tem ingressos antecipados à venda na Associação Vittorio Emanuele II, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h, na Rua Ernesto Cianelli, 100, Nova Colônia, Porto Real. Mais informações pelos telefones (24) 3353-1618; 99813-9412 (Peu) e (24) 999944289 (Humberto Ettore).

Colônia italiana em Porto Real 

A chegada dos primeiros imigrantes teve início no ano de 1875, quando cerca de 50 famílias originárias das cidades de Novi di Modena e Concordia Sulla Secchia, na Itália, chegaram ao Brasil. Com destino ao sul do país, as famílias mudaram o percurso, pois havia uma epidemia de febre amarela naquela região. Por isso foram encaminhadas para as terras localizadas às margens do Rio Paraíba do Sul, até que a doença fosse controlada.

A situação transitória dos imigrantes na época se tornou definitiva com o início do cultivo da terra e a construção do que anos mais tarde se tornou o município de Porto Real. Presente até os dias atuais, a cultura italiana é marcada no município, por meio da Casa do Imigrante, da música, da dança, da gastronomia e até mesmo do esporte.

Confira a programação:

18ª Festa De Cultura Italiana de Porto Real

Dias 29 e 30 de Junho e 1º de Julho de 2018.

Local: Porto Real Country Club (Porto Real/RJ)

29/06 – Sexta

19h – Início do funcionamento das cantinas

19h30 – Abertura oficial com apresentação da banda da Academia Militar das Agulhas Negras e logo em seguida visitação à mostra fotográfica e exposição de quadros no Museu da Associação.

20h – Apresentação das candidatas a Rainha e Princesa da festa.

20h30 – Apresentação do grupo de dança As Polentinhas.

21h – Apresentação da Escola de Dança Fundação Porto real.

21h30 – Coroação da Rainha e Princesa da festa.

22h30 – Show italiano de Fred Rovella e elenco (Banda Bella Itália, Ballet Tarantela, Cantores e Tenor).

30/06 – Sábado

8h – Torneio Vittorio Emanuele II de Futebol – estádio Renato Monteiro.

12h00 – Funcionamento das cantinas e restaurantes com comidas típicas.

14h30 – Contação de história como tudo começou “Epopeia Italiana desde 1875”.

15h – Torneio Baccia – Avenida A, Nova Colônia.

15h30 – Palestra “Itália para o Mundo” com Vergínia Dezós e Kátia Pineschi.

17h30 – Desfile Típico Italiano coma as famílias, participação da Banda Municipal de Porto Real.

20h30 – Apresentação do grupo de dança As Polentinhas.

21h30 – Apresentação do grupo de dança Le Piccole Ballerine e seus Porpetones.

22h – Apresentação do grupo de dança Belle Ballerine.

22h30 – Show com Renato Gabbiani & Banda.

01/07 Domingo

12h às 14h – Almoço Della Mamma e música ao vivo com Renato Gabbini (ingressos antecipados e limitados).

13h – Contação de história como tudo começou “Epopeia Italiana desde 1875”.

15h – Festival de Prêmios (variados prêmios – Televisão, geladeira, fogão, entre outros). 20h – Entregas de placas comemorativas aos 143 anos da chegada dos Imigrantes Italianos a Porto Real.

20h30 – Apresentação do grupo de dança As Polentinhas.

21h – Apresentação do grupo de dança Le Piccole Ballerine e seus Porpetones.

21h30 – Apresentação do grupo de dança Belle Ballerine.

22h – Show regional. Realização: Associação Vittorio Emanuele II Apoio: Prefeitura Municipal de Porto Real