Diabete entre o público masculino aumentou 54% em 11 anos

O Ministério da Saúde divulgou recentemente dados sobre o aumento de 54% do índice de diabetes entre o público masculino nos último onze anos. A doença foi responsável por 406.452 mortes no Brasil, entre 2010 e 2016, de acordo com Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). A saúde preventiva do homem é um dos temas mais discutidos pela área médica, já que outro levantamento da instituição aponta que 31% dos homens não têm o hábito de ir ao médico.

De acordo com o médico João Carlos Henriques, o exame de glicemia, que mede a circulação de açúcar no sangue, deve ser feito uma vez por ano. No entanto, quem possui histórico da doença na família deve redobrar a atenção. “A diabete é uma doença hereditária, por isso, quem tem parente diabético, deve realizar o exame duas vezes por ano. A mesma periodicidade vale para quem já desenvolveu a doença”, destacou.

No Laboratório Exame, localizado em Barra Mansa, são realizados 16.800 testes de glicemia anualmente. A procura do público masculino por exames de rotina é menor do que o feminino, confirmando os dados do Ministério da Saúde em relação à saúde do homem, que vive, em média, 7,2 anos menos do que as mulheres.

Além dos exames de rotina, a mudança de hábitos pode evitar doenças como a diabete. A prática de exercícios físicos, a alimentação saudável e o controle do estresse e da gordura corporal são apontados, como as principais maneiras de se prevenir.

“A diabetes é uma doença silenciosa que pode demorar a apresentar sintomas. Por isso a necessidade da realização do teste de glicemia, inclusive em crianças. A execução do exame é simples e de baixo custo e pode indicar a necessidade de tratamento em estágios inicias, antes que complicações aconteçam”, afirmou Henriques.

O teste de glicemia deve ser feito sob jejum de 12 horas para melhor precisão do resultado. O Laboratório Exame funciona de segunda a sexta-feira, de 06.30h às 18h, e aos sábados, de 7h às 11 h, no endereço Avenida Tenente José Eduardo, 51, Ano Bom, Barra Mansa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (24) 3323-7620.