Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira em BM

Ação visa imunizar mais de 40 mil pessoas; todos os postos de saúde do município vão realizar o serviço até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa vai começar nesta quarta-feira (10), a campanha de vacinação contra a gripe. A iniciativa visa reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções trazidas pelo vírus da influenza. O público-alvo do município é formado por 48.456 mil pessoas dos grupos prioritários. A meta é vacinar 90% deste total, ou seja, 43.610 mil cidadãos.

Neste ano, por determinação do Ministério da Saúde, serão vacinadas crianças de seis meses até 5 anos 11 meses e 29 dias, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores da rede pública e particular de ensino, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas mediante prescrição médica, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional (especificamente no Sul Fluminense, os encarcerados nas cidades de Resende e Volta Redonda).

De acordo com a coordenadora do setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Marlene Fialho, a campanha segue até o dia 31 de maio. O dia D de mobilização nacional acontece no dia 4 de maio. “Este ano o calendário de vacinação contra a gripe foi estratificado. Entre os dias 10 e 19 de abril, serão imunizadas crianças, gestantes e puérperas. De 22 de abril até 31 de maio, todas as pessoas dos demais grupos”, esclareceu Marlene.

As doses da vacina estarão disponíveis em todos os postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. Outras vacinas também serão oferecidas às crianças para a atualização do calendário vacinal. É necessária a apresentação o cartão de vacina da criança.