Barra do Piraí vacina contra sarampo e paralisia infantil até 31 de agosto

A Nova Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, aderiu à Campanha de Vacinação, do Ministério da Saúde, que escolheu o mês de agosto contra o sarampo e poliomielite (paralisia infantil). As doses serão administradas entre 6 e 31 de agosto. O Dia D, de combate às duas doenças, acontecerá no sábado, 18, no mesmo mês.
A onda de novos casos de sarampo no Brasil fez com que o Ministério da Saúde ligasse o sinal de alerta, promovendo ações de conscientização a respeito da importância da vacinação. Mesmo não sendo registrada no país desde 1989, a poliomielite, ou a paralisia infantil, tem recebido atenção por conta de existir a circulação do vírus em, ao menos, 23 países – o mais próximo é na Venezuela. Além disso, antes da criação da vacina, o efeito da pólio foi devastador.
Por conta desses fatores, a Campanha de Vacinação contra a pólio e sarampo será entre os dias 06 e 31 de agosto, com o chamado Dia D no sábado, dia 18. De acordo com a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Irineia Sant’Anna Rosa, no Dia D, enfermeiros estarão em todos os postos e unidades de Saúde abertos. Além disso, uma tenda será erguida na Praça Nilo Peçanha, no Centro da cidade.
“A nossa maior preocupação é com a conscientização junto ao público alvo, em quaisquer campanhas. E a maior prevenção é a vacinação; não tem outra saída. Nosso país não pode regredir neste sentido. Já expurgamos a pólio há décadas. Assim sendo, os moradores precisam procurar pelos postos de saúde para a realização da imunização destas crianças”, completa Irinea, acrescentando que é preciso que o responsável leve o cartão de vacinação da criança.
O público alvo assistido pela Campanha de Vacinação é composto de crianças entre 1 a 4 anos, tanto para sarampo quanto pra poliomielite.